[Gvsig_usuarios] Que significa la X, Y, EPSG que aparece en la barra de estado de una vista?

Rodrigo Sperb rodrigosperb en gmail.com
Mie Jun 11 23:02:00 CEST 2008

Olá,

Irei responder em português, espero que entenda...

 X e Y da barra de estado designam as coordenadas da vista, podendo ser
planas ou geográficas, dependendo dos objetos que foram adicionados a vista,
o que também está relacionado ao código EPSG (se o sistema de coordenadas é
plano ou geográfico, por exemplo). A nomenclatura X e Y tem origem no eixo
cartesiano, e é a adotada pelo gvSIG pois a maior parte dos sistemas de
coordenadas são planos e utilizam essa notação. Logo, na verdade, X =
longitude e Y = latitude, pois X é relativo ao eixo vertical, portanto o
meridiano de Greenwich, num sistema de coordenadas geográfico...

Rodrigo Campi Sperb
Brazil