[Gvsig_usuarios] Transformação radiométrica de imagens Landsat 8 (16 bits para 8 bits)

Eliazer Kosciuk eliazerk en gmail.com
Vie Oct 28 14:49:01 CEST 2016

Buenas, pessoal!

Em primeiro lugar, desculpem-me por escrever em português, mas tenho
certeza que serei melhor entendido do que se eu tentar escrever no meu
"portunhol". Podem responder em espanhol...

Estava tentando usar o gvSIG 2.3 para gerar um NDVI com imagens Landsat 8,
e o gvSIG simplesmente gera uma imagem sem informações. Pesquisando e
perguntando por aí, descobri que o gvSIG ainda não lida com as imagens no
formato 16 bits, que é o formato entregue pelas imagens Landsat 8.

Pesquisando sobre como efetuar a conversão de uma imagem 16 bits para 8
bits, encontrei esse tutorial do Jorge Santos, para o QGIS:
http://www.processamentodigital.com.br/2014/12/12/qgis-2-6-transformacao-radiometrica-para-imagens-landsat-8-16-bit-para-8-bit/

Considerando que o gvSIG também contém a biblioteca GDAL, há a
possibilidade de realizar esse procedimento no gvSIG? Ou existe algum outro
caminho para trabalhar com imagens Landsat8 no gvSIG, para geração de NDVI?

[ ]s,

Eliazer Kosciuk
http://geo.ideaplus.com.br