[Gvsig_usuarios] Crear poligonos Thiessen

Pedro Machado Monteiro pedromachadomonteiro en gmail.com
Mar Oct 25 15:40:51 CEST 2011

Lista de Usuarios de gvSIG <gvsig_usuarios en listserv.gva.es>

Olá Fermi e Jorge:

Desculpem não escrever em espanhol, mas teria dificuldade em exprimir-me.

Em alternativa, e para quem - como eu - não tem instalada a extensão de
Topologia, podemos obter os polígonos de Thiessen / Voronoi no Sextante:

*Capa de pontos* > *Vecinidad* > *Salvar como* [para obter o raster
definitivo, com o respectivo sistema de coordenadas] > *Vectorizar capa
raster* (polígonos).

Anoto que por vezes a shape resultante apresenta erros – um ou mais
polígonos não ficam completamente adjacentes, deixando espaço vazio entre
eles – e que tais erros ocorrem aparentemente logo no primeiro passo – ou
seja, no processo de interpolação por vizinhança – e variam consoante a *
dimensão* do *espaço* (território) ou do *pixel* (resolução)
*escolhida*para a interpolação; o padrão de variação não é evidente,
surgindo erros
aparentemente arbitrários, quer para pequenas quer para grandes dimensões;
por exemplo, fiz um teste de variações de pixel entre 5 e 22, para a mesma
dimensão do espaço (território, vista), e tais erros ocorreram para
dimensões de pixel de 5 (1780x1554), 13 (684x597), 15 (593x518), 19 (468x409),
20 (445x388) e 21 (424x370).

NOTA: Os polígonos de Delaunay são triângulos que unem os vértices de uma
capa de pontos (de modo que o círculo que circunscreve cada triângulo não
contém outros pontos para além dos vértices desse triângulo); os polígonos
de Thiessen (ou de Voronoi) são os polígonos cujos lados são as bissectrizes
dos lados daqueles triângulos.

The Voronoi diagram is actually the straight-line dual of the Delaunay
triangulation. That is, we can go from the Voronoi diagram to the Delaunay
triangulation by drawing in the edges which are perpendicular to the region
boundaries and vice-versa [
http://www.geom.uiuc.edu/~samuelp/del_project.html]

Pedro Monteiro

ICNB / DGACN / PNPG