[Gvsig_usuarios] Etiquetado avanzado

Eliazer Kosciuk eliazerk en gmail.com
Mar Mar 8 03:01:27 CET 2016

Hola,

Não sei te dizer se é possível fazer com etiquetado avanzado, mas é
relativamente fácil de fazer. Basta criar um novo campo na tabela do shape
e utilizar a Calculadora de Campos para criar um campo que una os dois
campos desejados, podendo inclusive acrescentar caracteres como os
parênteses.

Dê uma olhada nessa série de artigos sobre a Calculadora de Campos:

   - Calculadora de Campos no gvSIG – Introdução (#SLGeoTbFaz)
   <http://geo.ideaplus.com.br/calculadora_de_campos_no_gvsig_introducao/>
   - Calculadora de Campos no gvSIG – Operações com textos – parte 1
   <http://geo.ideaplus.com.br/calculadora-de-campos-no-gvsig-operacoes-com-textos-parte-1/>
   - Calculadora de Campos no gvSIG – Operações com textos – parte 2
   <http://geo.ideaplus.com.br/calculadora-de-campos-no-gvsig-operacoes-com-textos-parte-2/>
   - Calculadora de Campos no gvSIG – Operações com textos – parte 3
   <http://geo.ideaplus.com.br/calculadora-de-campos-no-gvsig-operacoes-com-textos-parte-3/>
   - Exemplo prático do uso da Calculadora de Campos no gvSIG
   <http://geo.ideaplus.com.br/exemplo-pratico-do-uso-da-calculadora-de-campos-no-gvsig/>
   - Errata no Exemplo Prático do Uso da Calculadora de Campos no gvSIG
   <http://geo.ideaplus.com.br/errata-no-exemplo-pratico-do-uso-da-calculadora-de-campos-no-gvsig/>

Considerando NOM_MUN a coluna de nome dos municípios, NUM_CAS a de número
de casos, e ETQ_M_C o novo campo para etiquetagem, que deverá ser do tipo
string e com comprimento suficiente para conter todos os caracteres do
campo NOM_MUM mais o número de caracteres do campo NUM_CAS (que
possivelmente é numérico, portanto vai variar conforme o número máximo de
casos - ex.: se forem na ordem de 1.000.000 de casos, você teria que
reservar no mínimo 7 caracteres para esse campo). Entre no modo de edição,
clique no nome da coluna ETQ_M_C, clique no ícone da Calculadora de Campos,
e você poderá usar uma expressão semelhante a essa:
[NOM_MUN] + " (" + toString([NUM_CAS]) + ")"

A função toString() converte o campo NUM_CAS para o formato string antes de
utilizá-lo na expressão.

Lembre-se de remover qualquer seleção antes de aplicar a expressão da
Calculadora de Campos, ou a mesma será aplicada apenas aos elementos
selecionados. Como os números foram convertidos para string, não haverá
formatação de separador de milhares; para tanto, seria necessário criar uma
máscara, mas isso já complica as coisas e foge do escopo desse
microtutorial...

Espero não ter complicado mais do que ajudado.

Eliazer Kosciuk
http://geo.ideaplus.com.br